Planejamento financeiro é fundamental no início do ano

O início do ano traz alguns compromissos financeiros que acabam causando uma sobrecarga no orçamento. Pagamento de IPTU, IPVA, matrícula e material escolares são alguns dos itens que precisam ser colocados na ponta do lápis nesta época do ano. E, para que seja possível cumprir com todas estas obrigações, o planejamento é essencial. “O ideal é aproveitar o final do ano e dar uma economizada para o início de 2017”, diz Amanda Aires, economista e professora da DeVry Brasil.  Caso esteja nos planos a realização de algum sonho, o início do ano também é o momento oportuno para se programar, e é importante incluir todos os valores no planejamento.

O cuidado com os juros é essencial no caso de compras com valores mais altos e parcelados, mas, com planejamento, é possível realizar este objetivo que gera benefícios a longo prazo. “Com o financiamento, é possível obter um bem que você não teria acesso via compras à vista e ainda é possível gerar o potencial de ganhos futuros”, conclui Amanda Aires.  Adquirir um imóvel, um carro ou investir na educação em uma instituição de ensino superior privada são sonhos possíveis e vistos como investimentos a longo prazo.

A educação, por exemplo, é um dos maiores investimentos que um profissional pode fazer em si mesmo. Cursar a graduação em instituições reconhecidas pelo mercado pode ter como consequência a conquista de posições de destaque no mercado. O retorno do investimento pode ser bem maior do que o financeiro e pode trazer benefícios para o resto da vida. E há algumas alternativas que podem tornar este plano ainda mais próximo de se tornar realidade. No caso dos cursos de graduação, por exemplo, existem programas do governo como FIES e Prouni, além das bolsas e do financiamento privado.

Com o FIES, é possível obter um crédito estudantil por parte do governo para o financiamento da graduação. No caso do Prouni, a oportunidade de estudo em uma instituição de ensino particular vem em forma de bolsas parciais. Ainda existem as possibilidades de se procurar a instituição de ensino de interesse e se obter informações sobre suas políticas de bolsas e oportunidades de financiamento privado. A DeVry Brasil, por exemplo, possui diversos programas que podem tornar os planejamentos financeiro e de carreira reais. É possível conferir as oportunidades por meio do portal devry.edu.br. “O financiamento estudantil é um investimento que você faz na sua capacitação e que deverá motivar grande valor para o futuro, gerando mais ganhos. Assim, é um grande investimento”, aconselha a economista Amanda Aires.

Sobre a DeVry Educacional do Brasil

Integrante do DeVry Education Group, provedor global de educação fundado há mais de 80 anos nos Estados Unidos, o Grupo DeVry Educacional do Brasil está presente no país desde 2009 e, atualmente, controla 17 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, 320 cursos de graduação e 213 centros de aprendizagem em todo o país que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Faculdade Damásio e Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios. Todas as instituições que compõem o Grupo DeVry Brasil figuram entre as cinco melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito do DeVry Education Group, DeVry Educacional do Brasil, acesse http://www.devrybrasil.edu.br.

Relacionadas