5 passos para ser um líder de sucesso

5 passos para ser um líder de sucesso

No momento em que entramos na faculdade, começamos a pensar mais fortemente sobre liderança. Mas o que é ser líder? O que precisamos para ser um bom líder? Acredite, o nosso comportamento diz muito mais do que o nosso discurso, portanto, devemos ter muita cautela no falar.

Acompanhe algumas dicas sobre como agir rumo à liderança:

1º – Seja um exemplo

Um líder prudente precisa, antes de qualquer coisa, pensar sobre o seu comportamento. Comporto-me da forma como julgo o que é certo e errado ou utilizo “faço o que eu digo, mas não faça o que eu falo”? Se a segunda alternativa é a executada, comece a pensar, rapidamente, em modificar esse hábito. Um bom líder precisa ter os comportamentos e o discurso em sintonia, pois você está sendo observado o tempo inteiro.

2º – Cuidado ao falar

Analise as informações antes de delegar. Quem receberá as ordens não precisa saber das informações da forma como você recebe, portanto, filtre e passe aos liderados.

3º – Administre seu tempo

Enquanto estiver exercendo a sua atividade, use o tempo a seu favor, separando:

  1. Importante e urgente: o que precisa fazer no dia.
  2. Importante mas não urgente: o que precisa fazer, mas não terá problema fazendo no outro dia.
  3. Nem importante, nem urgente: o que gostaria de fazer, mas se não der, não terá impactos negativos.
  4. Delegar: o que precisa sinalizar para as outras pessoas fazerem.

4º – Encare os problemas

Encare os problemas com responsabilidade. Tente solucioná-los. Quando chegarem até você, não transmita aos liderados da forma como recebeu, sem ideia de como resolver. Leve com uma possível solução e peça opinião, ajuda, direcionamento. Envolvendo a equipe tanto no problema como nas possíveis resoluções. Evitando o efeito bola de neve.

5º – Controle suas emoções

Um líder de sucesso é aquele que consegue manter a tranquilidade e transparecer isso, mesmo durante as adversidades. Isso não significa que não irá sentir, mas saber lidar com elas de forma racional, transformando os sentimentos negativos em algo construtivo.

Rogéria Matos
Designer de Carreira
Faculdade Devry Ruy Barbosa – Rio Vermelho

Relacionadas

Alunos de Salvador constroem avião em competição nacional