Pais podem ajudar estudantes a manterem a disciplina antes do Enem

Pais podem ajudar estudantes a manterem a disciplina antes do Enem

Quando o assunto é a preparação para o Enem, especialistas são unânimes em afirmar que, durante a reta final, só existe uma palavra chave: revisão. O conteúdo presente no edital é bastante extenso, por isso, tentar estudá-lo por completo nos dias que antecedem as provas pode causar ainda mais nervosismo, em um momento em que a ansiedade já toma conta dos jovens. Para ajudar a controlar os nervos nesta etapa, o apoio dos pais e responsáveis continua sendo fundamental. É importante ajudar os estudantes a manterem a disciplina.

É comum que aqueles que estão acompanhando de perto a dedicação dos jovens ao Exame também se envolvam na preparação. Mas um alerta precisa ser feito neste momento: é importante garantir a autonomia do estudante. Afinal, ele conhece melhor que ninguém suas forças e fraquezas diante das disciplinas e qual investimento deve ser feito para tentar neutralizar as dificuldades. Para que pais e responsáveis ajudem os estudantes a manterem a disciplina na reta final do Enem, existem algumas dicas que podem ser bastante úteis. Confira:

  1. Crie um ambiente propício para o estudo: se o jovem estiver dentro de casa tentando estudar, mas todas as outras pessoas que também estiverem ali começarem a fazer barulho ou o interromperem a todo momento, certamente a dedicação dele será afetada. Sendo assim, se existe um enemzeiro em casa, é importante saber que o momento dos estudos é sagrado!
  2. Garanta que o estudante também faça pausas: tão importante quanto ler todo o conteúdo previsto no edital é fazer pausas, para garantir que a mente está descansada para absorver tudo o que será estudado no resto do dia. Sendo assim, combinem pausas para um lanche e conversem sobre assuntos agradáveis, diferentes daqueles relacionados ao Enem;
  3. Não demonstre tensão em relação à prova: está claro para toda a família que o Enem desempenha um papel importante na definição do futuro daquele estudante. Por isso, a prova causa bastante ansiedade a todos os envolvidos, desde a inscrição, passando pela escolha do curso, até a efetivação da matrícula em uma instituição de Ensino Superior. Entretanto, pais e responsáveis precisam passar tranquilidade ao jovem e mostrar que confiam no potencial dele. Isso fará com que ele mesmo vá para o Enem mais confiante;
  4. Ajude o estudante a pesquisar formas efetivas de se preparar: enquanto o jovem está focado em revisar as matérias do Enem, pais e responsáveis podem ser aliados na hora de buscar formas diferentes de estudar, que podem complementar a preparação dele. Por exemplo, existem vários cursos online e simulados que podem ser bastante efetivos. Uma boa dica é o Enem Action (preparatório online e gratuito da DeVry Brasil). Canais do YouTube também possuem conteúdos riquíssimos para os jovens que estão nesta fase, como os vídeos da Débora Aladim, que são ótimos exemplos - confira logo abaixo.

Por acontecer apenas uma vez por ano e garantir a entrada para as principais instituições de ensino superior do país, a prova do Enem é permeada por muitas expectativas. Mas, seguindo as dicas acima, certamente o estudante e sua família formarão, juntos, um time de sucesso na preparação para a prova!

Confira um pouco do conteúdo produzido pela Débora Aladim:

Relacionadas

Networking: oportunidade ou oportunismo
Carreira e empregabilidade