FAQ

Conheça melhor nossa instituição. Veja as perguntas mais comuns e tire suas dúvidas.

A faculdade aceita transferência de PROUNI 100% e 50%?

Aceitamos transferência da bolsa de 50% do PROUNI. Entretanto, é necessário que haja vagas disponíveis para o curso desejado.

A faculdade oferece apoio profissional?

Sim, temos o setor Carreiras, responsável pelo encaminhamento dos alunos e ex-alunos ao mercado de trabalho, sejam como colaboradores ou empreendedores. O setor identifica e seleciona os candidatos, funcionando como elo entre os alunos e as principais instituições do mercado. O Carreiras dispõe de orientação e planejamento para sua carreira profissional, atendimento personalizado, divulgação de oportunidades e eventos de orientação e networking. Sempre pensando no crescimento e sucesso do nosso aluno.

A faculdade oferece curso de inglês?

Sim, ofertamos o EnglishPro. Um curso de inglês completo online ou onsite (presencial), com música, vídeos, artigos e notícias da atualidade, subsidiado para alunos. Conheça as modalidades.

  • Onsite: as aulas são no campus da faculdade, ministradas pela manhã ou noite, de segunda à sábado. O curso possui 3 níveis - iniciante, básico e intermediário. O material didático está incluso;
  • Online: as aulas são pela plataforma Voxy, com acesso ilimitado e 7 níveis com duração de 6 meses cada. Com aulas ilimitadas em grupo online e ao vivo com professores nativos.

Todas as aulas são ministradas em inglês com professores nativos na modalidade Online. Para o Onsite, as aulas são em inglês, mas com professores brasileiros com grande vivência no exterior.

A faculdade tem convênios com empresas?

Sim, nossas instituições possuem convênios com empresas em destaque no mercado, possibilitando mais apoio profissional aos nossos alunos. Entre em contato com o nosso Contact Center no 4020.4900 e saiba mais.

Até quando posso ter ressarcimento de matrícula e qual o valor?

Se a solicitação for feita até o primeiro dia de aula, o ressarcimento é de 80%. Entretanto, se a solicitação se der pelo motivo do aluno ter sido aprovado em Faculdade Pública, o ressarcimento é de 100%.

Como consultar e imprimir a 2º via do boleto?

Ao acessar a página do vestibular, você deve clicar no botão "Consultar inscrição/2ª via do boleto", Assim, você poderá emitir a segunda via do boleto, bem como verificar sua inscrição no processo seletivo.

Como entro em contato com a Coordenação do Curso?

Entre em contato com o nosso Contact Center.

  • DeVry: 4020.4900;
  • Damásio: 3164.6600.
Como entro em contato com o setor de Admissões?

Entre em contato com o nosso Contact Center.

  • DeVry: 4020.4900;
  • Damásio: 3164.6600.
Como faço para me inscrever no vestibular?

Você pode realizar sua inscrição no nosso site - clicando no link "inscreva-se". Se preferir realizar a inscrição presencialmente, procure nosso setor de Admissões de Novos Alunos. Ou, caso prefira, você pode entrar em contato conosco por meio do Contact Center - 4020-4900 - e realizar a sua inscrição por telefone.

Como faço para me matricular utilizando a nota do ENEM?

Se sua média do Enem for igual ou superior a 400 pontos, obtida nos exames dos anos 2017, 2016 e 2015, você pode se matricular na nossa Instituição sem a necessidade de realizar a prova do vestibular. Dependendo apenas da disponibilidade de vagas no curso que você deseja.

Como funciona o Programa de Intercâmbio?

Conheça mais sobre os nossos programas de intercâmbio:

  • Semester Abroad: para estudantes de graduação e pós-graduação, no qual o aluno poderá estudar até um semestre letivo (equivalente a quatro meses), na DeVry University;
  • Intercâmbio Direito: intercâmbio em Washington com duração de dez dias, onde os alunos poderão participar de seminários, visitas à DeVry International, Suprema corte, Casa branca, Banco Mundial, dentre outros. São 20 vagas ofertadas durante o mês de outubro, aplicado a alunos de todos os semestres;
  • Chamberlain: alunos de cursos na área da Saúde, Gestão e Negócios e Engenharia recebem estudantes de Enfermagem da Escola Chamberlain para realizar um projeto de saúde comunitária em várias comunidades da localidade, compartilhando conhecimentos dos sistemas de saúde de cada país;
  • Reciprocity*: anualmente, alunos da DeVry University e Keller Graduate School of Management vêm ao Brasil para cursar parte das disciplinas de Economia e Recursos Humanos e participam de atividades nos campos de negócios, economia e gestão;

*Os alunos da DeVry Brasil também são beneficiados com o Reciprocity, pois um grupo local acompanha e recepciona os alunos estrangeiros durante toda a semana. Assim, o seleto grupo vivencia uma experiência internacional sem sair do Brasil.

Como posso ingressar na faculdade?

Você deve participar de um dos nosso processos seletivos. São eles:

  • Vestibular tradicional;
  • Vestibular de vagas remanescentes;
  • Transferência interna e externa;
  • Seleção através da nota do ENEM;
  • Portador de diploma.

Após aprovado, basta realizar sua matrícula.

Como posso transferir meu curso, vindo de outra instituição?

Você deve realizar a sua inscrição pelo site e apresentar a documentação necessária, conforme abaixo. 

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Título de Eleitor;
  • Reservista militar para homens maiores de 18 anos;
  • Certificado de conclusão e histórico do Ensino Médio;
  • Histórico da instituição de origem;
  • Ementas das disciplinas cursadas;
  • Declaração de vínculo com a IES.
Como posso transferir meu curso, vindo de outra instituição do grupo?

Você deve realizar a sua inscrição pelo site, por meio da Transferência Interna, e apresentar a documentação necessária, conforme abaixo. 

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Título de Eleitor;
  • Reservista militar para homens maiores de 18 anos;
  • Certificado de conclusão e histórico do Ensino Médio;
  • Histórico da instituição de origem;
  • Ementas das disciplinas cursadas;
  • Declaração de vínculo com a IES.
Como saber quais os turnos disponíveis para cada curso?

Para saber todos os detalhes sobre o curso escolhido, você deve acessar a página do curso em nosso site. Lá você terá acesso às informações de turno, valor, dentre outras.

Como sei se passei no vestibular?

No edital consta a data prevista para a divulgação do resultado. Na data informada, acesse o nosso site e confirme se seu nome está na lista de classificados.

Estou na maioridade. Meus pais podem realizar minha matrícula?

Sim, neste caso quem assina o contrato fica sendo o responsável financeiro pelo aluno. O aluno também poderá assinar por meio de procuração dos pais.

Existe algum financiamento próprio da faculdade?

Sim, nosso principal parceiro para financiamentos é o PRAVALER. 
Aqui, você financia até 100% da sua graduação, pagando, enquanto estuda, metade do valor no dobro do tempo e o restante depois de formado. 

Conheça as modalidades do PRAVALER:

  • PRAVALER juros zero*: os juros do seu financiamento ficam por conta da Faculdade. Simule seu financiamento;
  • PRAVALER Controle**: você que tem bolsa de 50% no Prouni pode financiar os outros 50% (50% mensalidade + IOF).
*Exceto para o curso de Direito
*Consulte condições no setor de admissões
**Alunos PROUNI não participam da modalidade juros zero.
Há alguma condição especial quando o semestre é pago antecipadamente, em uma única parcela?

Para descontos por antecipação seguimos os seguintes critérios:

  • A antecipação só pode ser solicitada no período regular de matrícula;
  • Desconto de 3% para alunos que solicitaram o pagamento antes do vencimento da AP2;
  • Desconto será válido apenas se o pagamento for realizado no período acordado. Após o vencimento, o aluno terá que solicitar novamente a antecipação. Caso ainda esteja no período regular de matrícula, antes do vencimento da AP2, e as demais parcelas estejam em aberto;
  • O pagamento deve ser à vista, podendo ser realizado no cartão de crédito, débito ou no boleto (sem parcelamentos).
Há condição especial para cursar uma segunda graduação ou para quem é ex-aluno?

Sim, aluno graduado pelas instituições do grupo tem bolsa de 25% para pós-graduação ou segunda graduação. Esse desconto é válido para as mensalidades e até o final do curso, sendo diretamente vinculado à adimplência dos pagamentos.

Há possibilidade de aproveitamento de disciplinas?

Sim, é possível. Você deve apresentar o histórico curricular no setor de Admissões, podendo realizar esta etapa presencialmente ou disponibilizar por e-mail. O Setor de Admissões enviará o processo para a avaliação da Coordenação e, em até 48 horas, entrará em contato para lhe informar o resultado do aproveitamento. Todas as solicitações são registradas via Agilis e você recebe um e-mail com o resultado do pedido. 

Não recebi login e senha para matrícula. Como devo proceder?

Todos os alunos recebem o login e senha de acesso por e-mail. Caso você tenha se matriculado e não tenha recebido o e-mail com os dados, pode usar o login com o número da sua matricula e a senha com Brasil@ + 6 últimos dígitos do CPF.

Em caso de dúvidas, ligue para 4020-4900, direcionando a ligação para "Já sou aluno".

Obtive menos de 400 pontos no ENEM. Posso realizar minha matrícula?

Quando optar por utilizar a nota do ENEM no nosso processo seletivo, você precisa ter uma pontuação igual ou superior a 400 pontos na prova.
Caso você não tenha atingido esta marca, tem a opção de realizar o vestibular e assim fazer parte de um dos maiores grupos educacionais do país.

Onde posso realizar a inscrição para o FIES?

As inscrições podem ser realizadas por meio do site do SISFIES.

Onde posso realizar a inscrição para o PROUNI?

As inscrições podem ser realizadas por meio do site do SISPROUNI.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Sim, todos os nossos cursos são reconhecidos ou autorizados pelo MEC.

Paguei o boleto da inscrição e não recebi confirmação, como faço para confirmar?

Realizando o pagamento do boleto, sua inscrição é confirmada. Ele é o seu comprovante de inscrição. No caso de dúvidas, entre em contato com o nosso setor de Admissão de Novos Alunos.

Passei no vestibular, mas ainda não terminei o ensino médio. Posso realizar minha matrícula?

Você pode fazer a reserva de vaga, no setor de Admissões, realizando o pagamento da taxa de matrícula, a qual será ativada mediante a conclusão do ensino médio. Esse procedimento garante sua vaga por até seis meses.

Perdi o prazo de matrícula. Ainda posso me matricular?

Sim, desde que o limite de faltas (25% de ausência) seja respeitado. Ou seja, se o curso já tiver ultrapassado 25% do conteúdo ministrado, não será possível se matricular no semestre corrente pois o candidado já estaria reprovado por falta.

Por que a faculdade é internacional?

Presente no país desde 2009, a DeVry Brasil - agora Adtalem Educacional do Brasil - opera 16 instituições de ensino e integra a Adtalem Global Education, provedor global de educação fundado há 85 anos nos Estados Unidos. Por meio de qualidade acadêmica, infraestrutura de nível mundial, suporte ao aluno e experiências de aprendizado internacional atendemos mais de 110 mil alunos, em 283 cursos de graduação, 214 cursos de pós-graduação, 3 mestrados, além de cursos preparatórios para OAB, carreiras jurídicas e serviços públicos.

Posso fazer a prova mesmo sem ter concluído o Ensino Médio?

Os candidatos que ainda não possuem o certificado do Ensino Médio, podem fazer a prova na modalidade treino - escolhendo na ficha de inscrição a opção "Treineiro".

Posso mudar de curso na matrícula?

Sim*. Entretanto, deverá haver vagas disponíveis para o curso desejado. Caso haja diferença de valores, será pago no próximo boleto.

*Para alunos com PROUNI, somente é possível trocar de curso após o primeiro semestre e antes de atingir 50% da graduação.
*Para alunos com FIES, somente após o primeiro semestre e em até 18 meses após o início do financiamento. Após esse prazo não é mais possível.

Posso realizar minha transferência e manter o desconto que tenho na faculdade de origem?

Somente nos casos de FIES e Prouni, respeitando as regras de cada bolsa. Esta condição é válida para transferências internas (entre as instituições do grupo) e externas.

Posso trabalhar na faculdade enquanto aluno?

Sim, não temos restrições para que nossos alunos possam trabalhar e estudar na instituição.

Posso transferir também o meu FIES para a DeVry Brasil?

Se você já possui o FIES na sua atual instituição, você também pode transferi-lo para a DeVry Brasil.

Preciso fazer o vestibular para ingressar na minha segunda graduação?

Aqueles que já possuem diploma de graduação podem ingressar sem a necessidade de nova participação no vestibular, sendo necessária a apresentação devida da documentação que comprove a primeira graduação.

Preciso fazer o vestibular para transferir meu curso?

Para tranferir o seu curso não há necessidade de fazer o vestibular. Basta apresentar a documentação necessaria no nosso setor de Admissões.

Quais as formas de pagamento aceitas?

As formas de pagamento trabalhadas são cartão de crédito ou débito e boleto bancário. Não recebemos pagamentos em cheque ou em espécie.

Quais cursos oferecidos pela faculdade?

A Adtalem Educacional do Brasil opera com 16 instituições de ensino, em todo o país, atuando em diversas áreas. Consulte a IES desejada e conheça todos os cursos disponíveis.

Quais documentos devo apresentar para comprovar renda?

ASSALARIADOS:

  • Três últimos contracheques, no caso de renda fixa;
  • Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra;
  • CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica.

ATIVIDADE RURAL:

  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega a receita federal e da respectiva noticação de restituição;
  • Decore com rendimento dos últimos três meses.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS:

  • Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta no endereço eletrônico: http://www.mpas.gov.br;
  • Extrato bancário dos três últimos meses, quando for necessário;
  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva noticação de restituição, quando houver.

AUTÔNOMOS:

  • Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva noticação de restituição do ano vigente;
  • Decore com rendimento dos últimos três meses;
  • Extrato bancário dos últimos três meses, em caso de valor x o;
  • Extrato bancário dos últimos seis meses, em caso de valor variável;
  • Carnê do INSS com recolhimento em dia. 

Para mais informações sobre a documentação necessária clique aqui.

Quais documentos necessários para a comprovação de residência?
  • Contas de água, energia elétrica ou telefone;
  • Contrato de aluguel ativo, com firma reconhecida do proprietário do imóvel, acompanhando um dos comprovantes de água, energia ou telefone no nome do proprietário do imóvel;
  • Declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida, confirmando a residência do morador, acompanhado de comprovante em nome do proprietário;
  • Declaração Anual do imposto de renda de pessoa física (IRPF);
  • Contracheque emitido por órgão público;
  • Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional;
  • Fatura de cartão de crédito.

Para saber mais informações sobre a documentação necessária clique aqui.

Quais documentos necessários para comprovar a conclusão do Ensino Médio?

O candidato deverá apresentar o Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Para saber mais informações sobre a documentação necessária clique aqui.

Quais documentos são aceitos para comprovar residência?

Para comprovação de residência você deverá apresentar contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo. No caso de imóvel alugado, você deve apresentear também uma declaração, com firma reconhecida em cartório, do proprietário do imóvel atestando o contrato de aluguel e confirmando a residência.

Saiba mais sobre a documentação necessária clicando aqui.

Quais documentos são necessários para comprovação de identificação?
  • Carteira de identidade;
  • Carteira nacional de habilitação, no prazo de validade;
  • Carteira de trabalho e previdência social (CTPS), com foto legível;
  • Certidão de nascimento (Para menores de 18 anos);
  • Carteira de identidade e CPF.

Obs.: Para membros do grupo familiar menores de 18 anos, somente a cópia da certidão de nascimento.

Para saber mais informações sobre a documentação necessária clique aqui.

Quais financiamentos posso conseguir com a minha nota do ENEM?

Com a média obtida no exame, o candidato pode participar de algum dos programas federais de ensino, como o PROUNI e o FIES.

Quais os benefícios internacionais oferecidos pela faculdade?

Conheças os benefícios em estudar na nossa instituição:

  • Semester Abroad: programa de intercâmbio onde você vai interagir com pessoas diferentes, aprimorar o inglês e conhecer novos lugares. Além de toda essa bagagem cultural, estudar em outro país turbina seu currículo e pode ajudar você a se destacar profissionalmente;
  • Academic Awards: viagem de dez dias para a Califórnia, nos Estados Unidos, com a oportunidade de visitar empresas do Vale do Silício, falar uma nova língua, participar de uma competição de empreendedorismo e conhecer vários pontos turísticos. Tudo patrocinado pela sua faculdade. Esse é o Academic Award, a premiação dada aos melhores alunos da DeVry Brasil;
  • EnglishPro: curso de inglês subsidiado para alunos, professores e colaboradores do grupo;
  • Intercâmbio Direito: intercâmbio em Washington com duração de dez dias, onde os alunos poderão participar de seminários, visitas à DeVry International, Suprema corte, Casa branca, Banco Mundial, dentre outros. São 20 vagas ofertadas durante o mês de outubro, aplicado a alunos de todos os semestres;
  • My MathLab: programa de nivelamento em matemática que auxilia na melhor preparação para o estudo das disciplinas que envolvem cálculos. O programa possibilita a interação entre alunos e professores com a transmissão de conteúdos online e outros recursos multimídia que facilitam o aprendizado;
  • Base de Dados EBSCO: alunos e professores têm acesso a mais de 30 mil revistas eletrônicas nos campos de Negócios, Engenharia, Direito, Saúde e outros. Você não terá dificuldades em encontrar referências bibliográficas confiáveis e recentes para fazer seus trabalhos acadêmicos, em uma quantidade enorme de material para pesquisa.
Quais os financiamentos aceitos pela faculdade?

Nossos parceiros para financiamento são:

  • Pra valer;
  • Bradesco;
  • FIES.

Também aceitamos como o bolsa o Prouni.

Quais os valores dos cursos?

Cada um dos nossos cursos possui um valor específico. Acesse nosso site, selecione a localidade e o curso de seu interesse, e saiba mais sobre os nossos valores e as condições de pagamento.

Quais são os documentos necessários para comprovar a conclusão do ensino médio?

Alunos de Escola Pública: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio;

Alunos de Escola Privada: Histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e declaração em papel timbrado carimbada e assinada pela secretaria da instituição de percepção de bolsa de estudos integral 100% especificando os períodos cursados com bolsa (1º, 2º e 3º ano).

Obs.: Se o candidato não tiver certificado, solicitar apenas histórico. Saiba mais sobre a documentação necessária clicando aqui.

Qual a documentação necessária para participar do processo?
  1. Diploma ou certidão de conclusão do curso de Ensino Superior;
  2. Declaração de autorização ou reconhecimento do curso;
  3. Histórico escolar;
  4. Programas de Disciplinas autenticados pela Instituição de origem (caso haja interesse em fazer aproveitamento de disciplinas).
Qual a documentação que devo apresentar para utilizar o FIES?
  1. Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Habilitação no prazo de validade, ou Identidade Militar, ou Passaporte, ou Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  2. Comprovante Pessoa Física (CPF), caso conste o número do CPF em alguns dos documentos acima não é necessário apresentá-lo. O comprovante de residência é obrigatório para aluno, e cada membro do grupo familiar, de forma individual;
  3. Documentos comprobatórios de escolaridade. 

Pode haver solicitação de documentos adicionais para comprovação das informações cadastradas pelo candidato, como grupo familiar, e na falta de documentos específicos. 

Qual a documentação que devo apresentar para utilizar o Prouni?
  1. Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Habilitação no prazo de validade, ou Identidade Militar, ou Passaporte, ou Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  2. Comprovante Pessoa Física (CPF), caso conste o número do CPF em alguns dos documentos acima não é necessário apresentá-lo. O comprovante de residência é obrigatório para aluno, e cada membro do grupo familiar, de forma individual;
  3. Documentos comprobatórios de escolaridade.

Pode haver solicitação de documentos adicionais para comprovação das informações cadastradas pelo candidato, como grupo familiar, e na falta de documentos específicos. 
Saiba mais sobre a documentação necessária clicando aqui.

Qual a grade curricular dos cursos?

Para saber mais sobre as grades curriculares dos cursos, acesse a página do curso de seu interesse no nosso site e clique em "ver matriz curricular". Assim, você poderá conhecer todas as disciplinas que serão ofertadas durante o curso.

Qual a média de pontos necessária para participar do processo seletivo?

Você pode se matricular em uma das instituições DeVry | Brasil obtendo a média do Enem igual ou superior a 450 pontos, nos exames realizados a partir de 2012. Dependendo da disponibilidade de vagas no curso desejado.

Qual o valor do desconto quando a mensalidade é paga antecipadamente?

Não dispomos de desconto por antecipação de mensalidade, exceto ao antecipar todo o semestre. Para antecipação de semestre na graduação, o abatimento pode ser de 3% a 5%. Até a aplicação da AP2, é de 5% e depois passa a ser de 3%.

Qual o valor do desconto quando a mensalidade é paga em dia?

Depende do percentual de abatimento adquirido. Todas as bolsas, com exceção dos financiamentos, tem validade até a data de vencimento ou adimplência. Entre em contato com o nosso Contact Center por meio do 4020.4900 e conheça as condições especiais.

Quero mudar de curso, mas tenho FIES e/ou Prouni. Como devo proceder?

É necessário verificar com a instituição se há vaga para o curso pretendido e se é possível realizar a troca do FIES/PROUNI.  Há uma carência de 18 meses após a contratação e outras especificidades desses benefícios que devem ser atendidas.

Se eu tiver nota do Enem, preciso fazer o vestibular?

Você pode ingressar utilizando a nota do Enem, sem a necessidade de prestar vestibular. Basta que sua nota seja igual ou superior a 400 pontos, obtida em exames realizados nos anos de 2017, 2016 ou 2015. Para se inscrever, acesse a página ENEM em nosso site, ou procure o setor de Admissão de Novos Alunos.

Tenho um familiar (exemplo: meu irmão) que estuda na mesma faculdade. Há alguma condição especial para esse caso?

Sim. Cada aluno terá bolsa de 15%, porém, para isso é preciso que ambos estejam com as matrículas ativas. Essa condição é válida até o fim do curso, desde que os dois alunos permaneçam matriculados simultaneamente. Se um deles concluir o curso antes do outro, por exemplo, o desconto será desativado. Esta bolsa é não cumulativa, ou seja, bolsas corporativas ou promocionais passam a ser inválidas.