Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)

SOBRE O CEP

A DeVry | Facid, com o objetivo de monitorar as pesquisas feitas pela instituição, instalou o seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O comitê obedece as normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), responsável pelo cumprimento da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo, principalmente, seres humanos.

O órgão, registrado no CONEP desde 10/10/2005, recebe da comunidade científica as propostas de projetos para análise. As reuniões ocorrem regularmente na sede da Faculdade. O Comitê é um colegiado interdisciplinar, independente, de caráter consultivo e deliberativo, instituído para assegurar respeito às pessoas, sujeitos de pesquisas, em sua dignidade e para garantir a qualidade científica dos projetos de pesquisa, respeitando as normas e os padrões éticos.

INTEGRAÇÃO COM O SISTEMA ONLINE PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Comitê de Ética em Pesquisas da DeVry | Facid passa a integrar sistema online para submissão de projetos

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios – desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário – possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
Para realizar submissão de projetos de pesquisa pela Plataforma Brasil os pesquisadores devem estar devidamente cadastrados no sistema.

As orientações básicas para cadastramento na Plataforma Brasil e submissão de projetos de pesquisa podem ser encontradas no seguinte endereço eletrônico: http://plataformabrasil.saude.gov.br. Basta clicar no botão “Ajuda”, localizado no canto superior direito da tela, e selecionar a opção “Guia de submissão de Pesquisa”. Dúvidas sobre o cadastramento na Plataforma Brasil podem ser enviadas para plataformabrasil@saude.gov.br.

O CEP/FACID também se coloca à disposição para dirimir dúvidas que possam surgir durante todo o processo através do email cep@facid.com.br.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ON LINE VIA PLATAFORMA BRASIL/CEP FACID

Download do Formulário para encaminhamento / Declaração de tornar público os resultados:
Obs.: Assinada com caneta azul e digitalizado (scaneado) e posteriormente ser enviado como documento no ato do envio do projeto.

Declaração de liberação da instituição da coleta de dados:

Folha de Rosto gerada pelo próprio sistema Plataforma Brasil:

TCLE - Download do Modelo de TCLE:

- Enviado no formato doc.

Instrumento de Avaliação (Questionário, Entrevistas, etc):

- Enviado no formato pdf , caso seja necessário.

Curriculo Lates dos pesquisadores (Orientador e Orientando):
- Salve o seu curriculo no formato PDF e envie como documento no ato do envio do projeto
Obs.: Link para a plataforma Lattes

SOMENTE PARA ALUNOS FACID | DEVRY

Os alunos da DeVry | Facid devem levar Folha de Rosto e este documento, devidamente preenchido, à Diretoria da Instituição para solicitar assinatura. (Modelo 01 – Solicitação de assinatura da folha de rosto para realização de pesquisa).

Arquivos para downloads:

Componentes do CEP e datas das reuniões

Relatório Final

Relatório Parcial