CPA

A Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade DeVry | Martha Falcão é um organismo com atribuição de conduzir os processos de avaliação interna da Faculdade DeVry | Martha Falcão e da sistematização de coleta de informações nos seus aspectos físicos, estruturais e pedagógicos.

A finalidade central do processo avaliativo Faculdade DeVry | Martha Falcão é promover a realização autônoma do projeto institucional, de modo a garantir a qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão e no cumprimento de sua pertinência e responsabilidade social. Além disso, o processo de avaliação é encarado como uma ferramenta imprescindível para que a gestão organizacional se torne mais eficaz.

Os sujeitos da avaliação são professores, estudantes e técnico-administrativos. E o eixo central é composto por cinco premissas coerentes com a missão institucional:

  1. Avaliar a Instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento da Faculdade DeVry | Martha Falcão;
  2. Privilegiar o conceito da autoavaliação e sua prática educativa para gerar nos membros da comunidade acadêmica a autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização;
  3. Estimular o processo de autocrítica da Instituição no que diz respeito à sua perspectiva de produção e transmissão de conhecimento e avaliar essas atividades no que concerne ao atendimento das demandas científicas e sociais da comunidade e a interlocução/inserção da IES na sociedade;
  4. Redimensionar objetivos, perspectivas de ação, formas de atuação e processo de relação com a sociedade brasileira, a partir dos resultados apresentados pelo processo de avaliação, repensando e estabelecendo seu agir, na perspectiva de uma Instituição mais condizente com o momento histórico em que se insere;
  5. Contribuir para a formulação de projetos institucionais socialmente relevantes, por meio da implementação de mudanças, sugeridas pelo processo avaliativo, no cotidiano das atividades acadêmicas.

Após onze anos de trabalhos voltados ao ensino superior, a Instituição atinge um momento de consolidação e de reflexão sobre a sua autoavaliação, baseando-se nas teorias de análise crítica e de avaliação, repensando-se e replanejando-se como instituição de ensino.

A CPA da Faculdade DeVry | Martha Falcão tem como prerrogativa atuar com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes exercendo a função essencial de coordenar os processos internos de avaliação da Instituição e o de sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP.

Participam da Comissão todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada, ficando vedada à existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.

Clique aqui e confira quem são os membros da CPA da Faculdade DeVry | Martha Falcão.

Missão da CPA: conduzir o processo de autoavaliação da Faculdade Martha Falcão de uma maneira integrada que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.

Legislação Pertinente: Lei nº 10861, de 14 de abril de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências. Clique aqui para visualizar a Lei.

Núcleo de Qualidade dos Processos Avaliativos – NQPA: a fim de conferir maior consistência e abrangência às atividades de supervisão dos processos avaliativos internos, foi criado em 2010 o Núcleo de Qualidade dos Processos Avaliativos (NQPA) da Faculdade DeVry | Martha Falcão, órgão de apoio à CPA. Acesse aqui o manual do Núcleo. Saiba mais sobre o NQPA aqui.

Núcleo de Qualidade em Práticas Pedagógicas – NQPP: o Núcleo de Qualidade em Práticas Pedagógicas – NQPP – da Faculdade DeVry | Martha Falcão é vinculado à Comissão Própria de Avaliação – CPA – e visa dar suporte pedagógico ao corpo Docente do IES. Este núcleo deve desenvolver ações de formação pedagógica continuada, entre outras atividades descritas, de acordo com o Manual a ser elaborado para apreciação e aprovação das instâncias superiores da Instituição. Saiba mais sobre o NQPP aqui.

Ouvidoria: ligada também à CPA, a Ouvidoria é um órgão de assessoramento da Direção Geral da Faculdade DeVry | Martha Falcão e tem as seguintes competências, de acordo com o regulamento geral.

Saiba mais sobre a Ouvidoria aqui.