CPA

Visando contemplar as 10 (dez) dimensões especificadas no art. 3º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e em atendimento ao disposto no art. 16, inciso VI do Decreto Nº 5.773/2006, o processo de Autoavaliação Institucional da Faculdade DeVry | Ruy Barbosa é coordenado pelaComissão Própria de Avaliação – CPA.

Atribuições da CPA:

  • Definir, organizar e coordenar os processos de Avaliação da Instituição;
  • Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, no âmbito do SINAES e processos regulatórios;
  • Elaborar e analisar relatórios e pareceres que versem sobre avaliação institucional e avaliação de cursos e encaminhar às instâncias competentes;
  • Elaborar, anualmente, o Relatório de Autoavaliação Institucional, fazer os encaminhamentos cabíveis e divulgar os resultados para a comunidade;
  • Desenvolver estudos e análises visando oferecer subsídios para fixação, aperfeiçoamento e atualização da política de avaliação institucional;
  • Interagir com os gestores acadêmicos, Diretores e Coordenadores de Curso;
  • Avaliar resultados e apontar problemas, porventura evidenciados, encaminhando sugestões;
  • Acompanhar a implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Interagir com o Planejamento Acadêmico com vistas à melhoria contínua da qualidade acadêmica;
  • Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo de avaliação institucional.

CPA da Faculdade DeVry | Ruy Barbosa, constituída pela Portaria DG Nº 061/2015, possui a seguinte composição:

  • Professora Ana Claudia Pinheiro Rodrigues de Mattos | Presidente;
  • Professora Bárbara Maria Correia Soares D`afonsêca | Representante do Corpo Docente;
  • Swanny Aoki | Representante do Corpo Discente;
  • Vera Lúcia Machado Teixeira | Representante da Sociedade Civil Organizada;
  • Andreia Santos da Conceição Nascimento | Representante do Corpo Técnico Administrativo.

CPA reúne-se regularmente ao longo do ano e, anualmente, produz um relatório contemplando todas as dez dimensões estabelecidas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Os procedimentos de avaliação têm por objetivos acompanhar continuamente o planejamento estratégico da Instituição e o Plano de Desenvolvimento Institucional sob vários aspectos como a execução do planejamento pedagógico, a gestão acadêmico-administrativa, as condições de infraestrutura oferecidas (laboratórios, salas de aula, biblioteca, áreas de conveniência, os serviços de atendimento ao aluno, etc.), corpos docente e técnico-administrativo, com vistas à contínua melhoria da qualidade.

Para subsidiar os trabalhos da CPA, semestralmente, é realizada uma Pesquisa Institucional, sendo aplicados questionários elaborados especialmente para este fim, como segue:

  • Avaliação realizada pelo corpo discente – os alunos ao final do semestre avaliam os principais processos desenvolvidos com relação ao desempenho dos professores, disciplinas, atividades acadêmicas oferecidas pela Instituição;
  • Avaliação da aprendizagem, infraestrutura, avaliação do coordenador do curso e direção da Instituição, serviços de apoio, etc.;
  • Avaliação realizada pelo corpo docente – os professores ao final de cada semestre avaliam em formulário próprio, o plano de ensino da disciplina sob sua responsabilidade quanto ao conteúdo programático, qualidade do material didático utilizado, bibliografia (livros, periódicos, acervo em multimídia), infraestrutura física e equipamentos, apoio institucional para realização das atividades acadêmicas, desempenho da turma, etc.;
  • Avaliação pelo corpo técnico-administrativo – do mesmo modo que os professores os técnicos envolvidos com os laboratórios de ensino avaliam as condições de oferta das aulas práticas quanto a equipamentos, materiais de consumo, dimensionamento de turmas, adequação dos experimentos, etc.;
  • Avaliação pelo Coordenador do Curso – anualmente, a partir das avaliações semestrais acima previstas e das experiências vivenciadas o Coordenador do Curso elabora o Relatório de Autoavaliação do Curso que será encaminhado para a Coordenação Geral Acadêmica para envio à Direção Geral.

O resultado das avaliações norteia ações a serem desenvolvidas com vistas à melhoria da qualidade do Curso e aumento do grau de satisfação dos alunos, professores e colaboradores.

Documentos: