5 motivos para estudar Tecnologia da Informação

5 motivos para estudar Tecnologia da Informação

A escolha de estudar Tecnologia da Informação não é a mais difícil se você é uma pessoa curiosa e aficionada por tecnologias. Mas para escolher o curso e a instituição de ensino em que vai ingressar, é preciso considerar muitos outros fatores.

Antes de tudo, é preciso considerar suas habilidades e áreas de interesse. Dedicar alguns anos de estudo e trabalhar em uma área que não dê satisfação diminui consideravelmente as chances de sucesso e felicidade profissional.

Então, se você quer saber se a área e o curso são perfeitos para você, reunimos cinco motivos que fazem a Tecnologia da Informação ter um futuro bem promissor. Acompanhe!

Integração de interesses pessoais e profissionais

Poucos profissionais experimentam ferramentas e conceitos da sua área antes de completar a maioridade. Um estudante de medicina só terá contato com conceitos e aulas práticas em laboratórios depois que ingressar no curso.

O aluno de Tecnologia da Informação, ao contrário, já tem contato desde a infância com computadores, jogos, softwares e aplicativos. Além de entreter, eles aguçam o interesse pela descoberta de como tudo aquilo funciona e como pode ser utilizado de outras maneiras.

A Tecnologia da Informação dentro de uma empresa, independente do seu ramo, atua na implementação e gerenciamento de sistemas de informação. Isto inclui a escolha técnica de softwares, redes e muitas outras tecnologias que tornam o negócio possível e lucrativo e precisam ser gerenciadas.

E toda a intimidade com estes termos, pensamento lógico e curiosidade por sistemas pode começar muito antes do curso e se aprofundar a partir dele.

Valorização do profissional de TI

Não existe possibilidade e ninguém tem interesse em barrar os avanços tecnológicos. Isto significa dizer que a demanda por profissionais de TI será sempre constante e que até mesmo as crises econômicas não afetam tanto este setor como os demais.

Considerando uma demanda crescente, a remuneração não deixa de ser atraente. Pela grande necessidade de constante atualização curricular e entendimento de diversos tipos de tecnologias e linguagens da TI, o profissional tem uma das melhores remunerações no mercado corporativo.

Amplo mercado de trabalho

Como todos os ramos precisam se atualizar e investir em tecnologias para competir em seus mercados, todas elas precisam de um profissional de Tecnologia da Informação.

Isto permite que o profissional adquira outros conhecimentos ou una outro que tenha grande interesse. As companhias aéreas, por exemplo, abrigam profissionais de TI que desenvolvem grande conhecimento em diversos tipos de softwares, desde aqueles que processam passagens aéreas à softwares de gestão de manutenção de aeronaves.

Atualização sobre inovações e tendências tecnológicas

Ficar sabendo antes do público geral sobre novas tecnologias é um outro benefício da área. Com feiras e cursos voltados para estes profissionais tomadores de decisão, empresas de softwares e programas investem em eventos de demonstração exclusiva, o que faz com que você deixe de ser um usuário e passe a ser um player fundamental do mercado de tecnologias.

Além disto, a própria curiosidade do estudante ou profissional de TI o leva para terrenos da tecnologia pouco explorados e com muito potencial que podem ser aplicados de forma eficiente em suas empresas ou até serem desenvolvidas de forma empreendedora.

Empreendedorismo de quem escolhe estudar Tecnologia da Informação

Quem escolhe estudar Tecnologia da Informação também está abrindo possibilidades de empreender em uma das áreas mais promissoras de negócio e, mais uma vez, integrar outros interesses com a gestão de TI.

Se você gosta de tecnologias de renovação, que ajudam o meio ambiente ou apoiam outras causas, estudar Tecnologia da Informação pode abrir possibilidades de criar novas soluções por meio de aplicativos, softwares específicos e até jogos por meio de startups.

Estudar Tecnologia da Informação e a gestão dela é abrir portas para mercados promissores, com excelente aceitação e até mesmo status social, pois a aplicabilidade do curso e as remunerações do setor são tão atrativas que até mesmo as opiniões de terceiros elevam seu conceito!

Relacionadas

Adtalem Educacional do Brasil ganha prêmio por inovação em TI
Melhores estudantes Adtalem Educacional do Brasil na Califórnia