Seleções e recrutamentos: saiba como se sair bem em entrevistas

Estar preparado para entrevistas de emprego e demais processos seletivos tem sido cada vez mais necessário. Para ajudar nesses momentos, ter em mente algumas técnicas pode ser essencial.

Acompanhe, a seguir, com Jamilie Rodrigues, diretora do setor de Projetos da Panorama Consultoria Internacional, algumas dicas e orientações para contribuir no alcance do seu sucesso profissional.

1) Escolha bem o que vestir
O ideal é que o candidato se vista como se já trabalhasse na empresa. Na dúvida, a dica é usar roupas mais sociais.

2) Valorize a experiência acadêmica
Em processos seletivos em geral, o que mais pesa são os resultados obtidos pelos candidatos em experiências anteriores, como por exemplo:  resultados na escola/faculdade, cursos de língua estrangeira, cursos de aperfeiçoamento e, principalmente, trabalhos voluntários, trabalho de férias e intercâmbios.

3) Pense nos seus pontos fortes e fracos
Descubra seu pontos fortes e prepare exemplos que os demostrem, como situações vividas que comprovam o exercício de tais qualidades. É preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa se desenvolver, pois isso também pode ser questionado durante a entrevista.

4) Estude a empresa antes
Use e abuse da internet para investigar e descobrir tudo sobre a empresa ou local de seleção (sua história, o que ela faz, qual o tamanho, se é nacional ou não, etc.); procure também imaginar como você pode contribuir com o desenvolvimento do recrutador e questione por que você quer trabalhar lá.

5) Seja você mesmo na entrevista
Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil! Até porque, uma pessoa mais introvertida pode não se desenvolver bem em um cargo que exija extroversão, por exemplo. Portanto, querer forçar um perfil só trará transtornos, a médio e longo prazos, para a empresa e para si próprio.

Tags: