Projeto de extensão leva agricultura orgânica e qualidade de vida para idosos

Cuidar um do outro, essa foi a premissa da qual partiu a estudante Flávia Alves, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade DeVry João Pessoa, na hora de tomar a iniciativa para elaborar o Projeto Hortas. A ação leva a atividade de construção de espaços para o cultivo de hortaliças a idosos da zona rural da Paraíba.

A Ação partiu após a estudante Flávia ler sobre a eficácia de hortas agroecológicas em asilos na Itália, a aluna compartilhou com colegas para, então, idealizarem o Projeto. Surgido em outubro de 2016, o grupo busca trabalhar diretamente o desenvolvimento da sociabilidade dos idosos, aliando a isso sustentabilidade e qualidade de vida. Primeiramente, para aplicar a ideia, o grupo - composto pelos alunos Flávia Alves, Gabriel Lima, Reginaldo Silva, Marcelo e Englesson - buscou e selecionou uma instituição de abrigo para idosos a serem beneficiados. Localizado no município de Santa Rita, na zona rural da Paraíba, a Associação Promocional do Ancião (ASPA) Dona Licota Carneiro da Cunha Maroja foi escolhida. Mas não foi apenas escolher e implantar a horta. A aplicação da iniciativa demandou conhecimento e aproximação entre o grupo e os idosos.

Com apoio dos professores Valdenia Porto e Edilon Nunes, os alunos elaboraram e aplicaram questionários e entrevistas para se aproximar cada vez mais do dia a dia dos idosos, além de dinâmicas para estimular a sociabilidade entre o grupo. "Em primeiro contato com os idosos, percebemos, que muitos estavam se sentindo ansiosos, sem a perspectiva de algo para se envolver. Então esperamos que com a implementação do projeto, eles venham a se sentir mais úteis, com um objetivo na vida.", destaca Valdenia, orientadora da Ação.

Trabalhando em equipe, os estudantes preparam a terra e implementaram uma horta no abrigo - possibilitando o cultivo orgânico, livre de agrotóxicos, dentro da própria Instituição. Mas esse foi só o começo, o grupo de alunos já avançou e conseguiu criar, dessa vez junto com os idosos, uma plantação vertical de hortaliças na ASPA. Para Flávia, a participação na Ação não beneficiou apenas os idosos: "Projetos Sociais, pra mim, são a forma de nós, estudantes, entendermos o quanto temos potencial para mudarmos o mundo, porque não são as tecnologias, o conhecimento, o poder e o dinheiro que transformam as pessoas e o mundo pra melhor, mas, sim, a maneira de como cuidamos uns dos outros.", reforça a aluna.

Atividade de cultivo de ortaliças em DeVry João Pessoa

Tela da ferramenta Enem Action, da DeVry Brasil