Professor Dr. Lázaro Nunes lança livro sobre saúde e esporte para profissionais da área

Professor da DeVry Metrocamp lança livro para área de saúde

A busca por um estilo de vida mais saudável e melhor qualidade de vida têm aumentado o número de pessoas interessadas em praticar atividade física. A prática regular de exercícios deve ser supervisionada por profissionais, no sentido de programar adequadamente os treinos e de elaborar uma dieta balanceada, a qual tem por objetivo suprir as necessidades do corpo durante a atividade.

Seja frequentando uma academia, um parque público ou até participando de uma corrida de rua, o exercício pode melhorar o perfil lipídico (gorduras do sangue) e a glicose (açúcar) na circulação, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Por outro lado, se mal executada, a atividade física pode provocar lesões musculares, anemia e até aumentar o risco de infecções respiratórias, como, por exemplo, gripe e resfriado.

Neste sentido, realizar exames laboratoriais durante períodos de treino permite acompanhar o praticante de atividade física e diminuir riscos. Tão importante quanto o monitoramento em períodos de patologias, a realização de exames por quem pratica exercícios físicos regularmente permite verificar se o organismo do indivíduo está respondendo bem aquele treinamento ou à dieta.

O livro Exames Laboratoriais no Esporte, de autoria do professor Dr. Lázaro Alessandro Soares Nunes, traz uma visão detalhada e de fácil entendimento acerca do efeito da atividade física sobres as diferentes análises laboratoriais, permitindo ao profissional da saúde (Nutricionista, Médico, Educador Físico, Biomédico, Farmacêutico, Fisioterapeuta) conhecer a resposta do organismo sobre determinado exame e também os valores de normalidade em pessoas fisicamente ativas ou atletas.

Você que gosta do esporte e das pesquisas em laboratório pode ter contato com tudo isso por meio da graduação oferecida pela DeVry | Metrocamp nas áreas de Biomedicina, Nutrição, Educação Física ou Fisioterapia – cursos que podem atuar diretamente nessas linhas de pesquisas.

Sobre o autor
Lázaro Alessandro Soares Nunes é doutor em Biologia Funcional e Molecular – Área Bioquímica Instituto de Biologia da Universidade de Campinas – UNICAMP; farmacêutico e bioquímico; professor do curso de Ciências Biomédicas da DeVry | Metrocamp; coordenador dos cursos de pós-graduação em Medicina Laboratorial/Patologia Clínica e pós-graduação em Biotecnologia DeVry | Metrocamp. Possui experiência de 20 anos na área de análises clínicas e medicina laboratorial com ênfase nas fases pré-analítica e analítica, estabelecimento de valores de referência e variação biológica.