Construir robôs: uma diversão que leva a Engenharia longe

Tecnologia e inovação são atributos já inerentes à área de Engenharia. Mesmo sendo um fato comum a muitos, alguns mantêm a admiração ao se deparar com o resultado do trabalho aplicado, ainda mais quando o produto final é um robô. Esse é o objetivo da competição Winter Challenge, realizada em São Caetano do Sul, em São Paulo, e que reuniu mais de mil participantes do Brasil e de outros países.

Para estudantes de Engenharia da ÁREA1, em Salvador, construir robôs é uma atividade que desenvolve e aprimora habilidades essenciais aos profissionais da área: desenho técnico, construção de estruturas físicas, mecânicas e elétricas; e, principalmente, a melhoria no trabalho em equipe, possibilitando a interação com outras áreas da robótica.

A afirmação é um destaque da conversa com a equipe BrBots. Composto por alunos de Engenharia da ÁREA1, o grupo tem como objetivo reunir estudantes interessados no desenvolvimento de robôs competidores. Recentemente, o time participou do Winter Challenge, levando quatro autômatos para a competição. Por meio da página do grupo no Instagram, a equipe mostra um pouco das etapas de construção das máquinas: acompanhe.

A rotina da competição é desafiadora – além de levar os robôs, a equipe precisa realizar eventuais reparos que aparecem após os autômatos irem para as batalhas: alguns não conseguem chegar à etapa final, mas a experiência de desenvolver e encontrar soluções de automação já é, por si só, um diferencial no processo de aprendizagem.

Das seis categorias disponíveis na competição, o BrBots participou de duas: Sumô e Seguidor de Linha. Dentre os autômatos desenvolvidos pela equipe, o chamado Cthulhu, do tipo Sumô 3kg, foi o que obteve mais destaque na competição: acompanhe uma das batalhas das quais ele ganhou.

Dentre as etapas para o desenvolvimento dos robôs, a Equipe destaca que o planejamento é essencial, pois é a partir dele que será possível observar aspectos minuciosos como tempo de produção e orçamento. Para os estudantes, a participação em eventos como o Winter Challenge é válida desde o momento de desenvolver os robôs para a competição: “ainda que não tenhamos conseguido um lugar no pódio, voltamos dessa experiência com muito mais conhecimento, vontade de estudar, pesquisar e aprimorar o nosso trabalho”.

Com laboratórios na Instituição disponíveis para a projeção dos autômatos, sala para encontros e apoio de professores e técnicos, o grupo já pensa em abrir inscrições para demais estudantes interessados na atividade. Na página do BrBots no Instagram, a Equipe detalha a rotina de construção dos robôs: acompanhe como acontece o desenvolvimento das máquinas.

Mesmo com a inovação atrelada à Engenharia, a aplicação do atributo, seja em qual área for, ainda é um desafio para estudantes e profissionais. Na ÁREA1, além do desenvolvimento de robôs, algumas produções também têm se destacado como soluções tecnológicas e inovadoras, como é o caso do Intruder-01 - protótipo de atividade submersa feito para inspecionar objetos debaixo d'água. Resultados como esse demonstram e confirmam a importância de se desenvolver ideias ainda durante a graduação e é por meio de eventos como o Cyberfight e o Seminário Internacional de Engenharia que discentes têm a chance de pensar novas ferramentas, investir em um bom networking e muito mais. Acompanhe nossas atividades.

Conheça o BrBots:

Matheus Henrique Nunes França - Eng. de Controle e Automação, 4º semestre.
Fredson da Silva Oliveira - Eng. Elétrica, 4º semestre.
Messias Oliveira dos Santos Silva - Eng. Elétrica, 4º semestre.
Daniel da Hora Machado - Eng. Elétrica, 4º semestre.
Alunos de Engenharia criam robôs para competição nacional

OAB-PA conta com apoio da Faci para reestruturação organizacional
O que avaliar na hora de escolher uma instituição de ensino?