DeVry Brasil ensina receita de repelente natural acessível a toda população

Alunos da DeVry Brasil aprenderam a produzir um repelente com ingredientes naturais para se proteger dos mosquitos no verão, que qualquer pessoa pode fazer em casa.

A fórmula foi trazida pelas técnicas de laboratório Suseanne Kedma e Estefane Santos, com supervisão da professora Renata Andrade, para a Mostra de Responsabilidade Social da DeVry | FBV. As técnicas explicam que a ideia surgiu após notarem diversas áreas de risco para contaminação pelo aedes aegypti.

O produto repele, além do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika vírus, mosquitos e pernilongos em geral e até o ‘barbeiro’, transmissor da doença de Chagas, e é composto de álcool de cereais, cravo-da-índia e óleo de amêndoas, podendo ser feito em casa. O tempo de uso é determinado através do aroma do cravo-da-índia, ou seja, enquanto o aroma do cravo permanecer, o produto pode ser utilizado, tendo validade de, aproximadamente, dois meses.

Confira a receita do repelente natural:

Ingredientes:
1/2 litro de álcool de cereais
10g de cravo-da-índia
100ml de óleo de amêndoas
1 frasco escuro para a mistura

Preparo:
Misture o álcool de cereais com os cravos em um frasco escuro (que não deixe a luz passar) e bem fechado. Deixe a solução descansando por quatro dias, durante esse tempo, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período, coe a solução, descartando os cravos. Em seguida acrescente o óleo de amêndoas e agite bem.

Modo de uso:
Passe uma pequena quantidade nas regiões expostas do corpo.

Recomendações:
Não é recomendado o uso por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.
Não aplicar em pele lesionada, evitar contato com os olhos, boca e nariz.
Não ingerir.
Em caso de reação adversa, procurar imediatamente um médico.
Produto natural, sem processos farmacológicos ou testes laboratoriais.

Projeto de extensão de Psicologia auxilia estudantes do ensino médio em Fortaleza