Jornalismo: alunos exercitam teoria e prática em polos urbanos de Fortaleza

Jornalismo: alunos exercitam teoria e prática em polos urbanos de Fortaleza

Escrever matérias, transpor a realidade, traduzir o que foi visto e vivenciado para o papel, à tela ou para o rádio - seja qual for a plataforma, a finalidade do jornalista é, além de repassar o fato na íntegra, compartilhar destaques e acontecimentos com o público, e isso tudo com o mínimo de interferência possível.

Durante o mês de abril, estudantes do curso de Jornalismo da DeVry | Fanor puderam sentir de perto um pouco da essência do traduzir cenários e fatos à realidade. Sob orientação da professora Ma. Eugênia Cabral, as turmas da disciplina de "Redação Jornalística para Meios Impressos" foram às ruas para colocar em prática um pouco do que veem em sala de aula.

As turmas se dividiram em dois locais de grande movimentação urbana: Mercado Central e Terminal do Papicu. O objetivo da aula de campo era exercitar o olhar jornalístico sobre o cenário da cidade, ampliando o conhecimento dos estudantes sobre os espaços urbanos e, principalmente, incentivando-os a extrair pautas de situações que, normalmente, poderiam passar despercebidas pelo público geral.     

"Na sala de aula, podemos trabalhar as questões técnicas e de qualidade dos textos, mas, para os alunos exercitarem o olhar sobre a pauta no jornalismo e a apuração das informações, é necessário colocá-los na prática. E quando fazemos exercícios desse tipo pela cidade, também ampliamos a perspectiva deles sobre a realidade em que vivemos.", ressalta a professora orientadora. 

Para Juan Paulino, estudante da turma que foi ao Mercado Central, a possibilidade do exercício jornalístico no meio urbano impulsiona ainda mais a criação, como destaca o aluno: "aliar a teoria com a prática em um lugar tão rico e diverso culturalmente faz despertar na gente a vontade e o gosto em querer produzir mais matérias e, assim, aperfeiçoar-se cada vez mais".

Quer conhecer um pouco mais da rotina dos nossos estudantes? Acompanhe nossa página e fique por dentro das atividades, pesquisas e demais ações acadêmicas que nossos professores preparam e vivenciam juntos aos nossos alunos - são um mundo de possibilidades, extendendo o conhecimento para além da sala de aula. 

Relacionadas

Confira orientações e dicas profissionais com nossos designers de carreira
Administração e Direito em Salvador ganham melhores notas pelo Guia do Estudante