Mercado de trabalho na Era Digital: como se comportar nas redes sociais?

Mercado de trabalho na Era Digital: como se comportar nas redes sociais?

Mercado de trabalho na Era Digital - Confira dicas com os designers de carreiras da DeVry Brasil

Já parou para avaliar como tem se apresentado nas redes sociais? Parece ser algo simples, porém, esse critério de análise nas mídias digitais tem sido adotado por várias empresas durante os processos de seleção.  Por meio de uma análise criteriosa no perfil do candidato, podem surgir muitas informações e comportamentos que acabam por comprometer a sua entrada no mercado de trabalho.

Devemos estar atentos, pois, por mais que tenhamos vida social – e que esta seja, para nós, “nossa vida particular” –, enquanto seres sociais, estamos envoltos em um mundo globalizado, no qual as relações de trabalho permeiam as pessoais e comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho acabam por se refletir no posicionamento dentro das organizações.

Tal fato pode ser notado por meio das comuns postagens com frases de impacto e imagens, as quais acabam por definir, nas redes sociais, os perfis comportamentais das pessoas que estão interagindo de forma costumeira. Esses usuários, muitas vezes, não se dão conta de que, muitas vezes, têm ostentado uma imagem negativa, acabando com quaisquer possibilidades de oportunidades futuras.

Como viver em sociedade é seguir regras e normas, há certos padrões de comportamentos que acabam se tornando estereotipados e nos fazem refletir sobre o profissional que queremos para atuar em uma equipe. Você pode me perguntar “Mas é tão sério assim?”, mais do que se imagina! É preciso cuidar da imagem que se está construindo, principalmente para os profissionais que estão iniciando suas carreiras ou mesmo tentando recolocação no mercado de trabalho. Esse é o momento de consolidar o networking ou pôr tudo por ‘água a baixo’.

Procure refletir sobre o que você quer passar para as pessoas, e sobre os seus objetivos de carreira; tenha sempre em mente que suas atitudes vão trazer consequências tanto positivas quanto negativas; administre bem suas emoções – o autoconhecimento é passo fundamental nesse processo – e participe das atividades oferecidas pelo Carreiras da sua instituição, podemos te ajudar a estabelecer boas conexões por meio das redes sociais, principalmente o LinkedIn.

Lembrando que, em setembro, o setor de Carreiras DeVry Brasil estará preparando várias atividades para a Feira de Oportunidades 2017, incluindo orientações com a temática “Recrutamento e Seleção na Era Digital”. Acompanhe a programação junto ao setor CASA da sua instituição e aproveite para ajustar seus perfis nas redes sociais.

Allyne Paula
Designer de Carreiras | Unifavip

Relacionadas

Marisa Portela é vencedora do Prêmio Jabuti pela 2ª vez consecutiva
Sistemas de Informação na DeVry Brasil