Professora DeVry Brasil inova com aulas via aplicativo

Inovação é uma marca da DeVry Brasil. Alinhados a este pilar, nossos professores buscam aperfeiçoar seus métodos de ensino com o objetivo de proporcionar o melhor aprendizado possível aos alunos. Há três semestres, a professora Cristiana Vidal Accioly, da Faculdade DeVry João Pessoa, iniciou as aulas via Whatsapp, o mais popular aplicativo para mensagens instantâneas. As disciplinas ministradas no app são cálculo instrumental, estatística e matemática.

No início, a professora começou a criar grupos com os alunos das diversas disciplinas. Como regra, nada de postagens que fujam ao tema do grupo. “Usamos o meio para nos comunicarmos fora do horário de sala, mais especificamente no horário em que estão estudando. Todos tiram dúvidas uns dos outros. Fazemos reuniões para resolução de questões. Durante a aula, uso o aplicativo para mandar fotos de gráficos para eles analisarem”, ressalta Cristiana.

Segundo a professora, adaptar as lições de acordo com o meio de comunicação que mais capta a atenção dos alunos motiva o aprendizado e estimula o interesse pela disciplina dentro e fora de sala de aula. “A iniciativa também estimula os alunos notívagos, por exemplo, com propostas desafiadoras do tipo: ‘a madrugada do cálculo!’. Nesta atividade, resolvemos em conjunto uma lista de questões sobre a matéria, enviamos vídeos em tempo real e respondemos questões e dúvidas”. Assim, o principal objetivo do grupo é cumprido: a plataforma permite que os alunos se ajudem, tragam e resolvam dúvidas uns dos outros.

A ideia surgiu ao perceber que algo deveria ser feito para que não perdesse a batalha contra as conversas no celular. Os alunos o visualizavam durante a aula. Criei grupos com as diversas disciplinas. Nossa única regra é: nada de postagens que fujam ao tema. Fazemos apenas reuniões para resolução de questões.
Professora Cristina Vidal Accioly

Eu achei a alternativa ótima. Ter uma professora nos ajudando pelo WhatsApp facilitava com as dúvidas que tínhamos enquanto resolvíamos os exercícios. Ficou bem mais fácil de estudar assim.
Paulo Maciel, Aluno de Engenharia de Controle e Automação