Alunos de Ciências Contábeis realizam mapeamento mensal de preço da cesta básica em Caruaru

[node:title]

Alunos do curso de Ciências Contábeis do DeVry | Unifavip têm realizado importante pesquisa sobre o valor da cesta básica na cidade. O estudo, já tradicionalmente conhecido na região, é divulgado mensalmente, por meio de um boletim, na imprensa local (rádio, TV, jornais impressos, blogs).

Segundo a mentora do projeto, prof.ª Ma. Maria Eliane Lemos Cordeiro, o estudo – intitulado Índice da Cesta Básica de Caruaru (ICBC) – segue a mesma metodologia aplicada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na mensuração da pesquisa realizada nacionalmente, o Índice da Cesta Básica Nacional, mantendo os mesmos rigor e parâmetros de apuração junto à sociedade civil.

Para realizar o estudo, os alunos, contando com apoio da professora orientadora, visitam cerca de 20 estabelecimentos de maior utilização por parte dos trabalhadores caruaruenses, dentre eles feiras, supermercados, padarias e mercadinhos. Esses locais são identificados já na primeira etapa da pesquisa.

A partir dos dados coletados, a equipe elabora, então, um boletim informativo, divulgando o novo valor da cesta básica, além de colher informações como variações de preços por produto e por estabelecimento. Após a finalização do estudo, as informações são sintetizadas e divulgadas amplamente por meio da imprensa local, contribuindo para um mapeamento da economia da Região.

MEC classifica Unifavip como melhor centro universitário de Pernambuco