A influência das redes sociais na carreira

A influência das redes sociais na carreira

A influência das redes sociais na carreira

Com algumas poucas palavras, imagens e frases compartilhadas, é possível identificar o tipo de perfil comportamental de determinada pessoa. Tendo em consideração que é importante se policiar dentro das redes sociais e tomar cuidado em relação aos seus posts e à sua imagem, evite se expor de forma negativa, afinal, muitas empresas pesquisam o perfil do candidato nas redes sociais antes de realizar a entrevista ou a contratação.

Lógico que não há mal nenhum em assumir uma vida social, relações sociais e seus hábitos de consumo, mas deve-se atentar quanto ao cuidado com o excesso, já que os exageros influenciam negativamente, uma vez que o ideal, em tudo na vida, é o equilíbrio.

Partindo de um princípio ético e moral, você impõe até onde vai sua exposição. Por meio das redes sociais, é possível observar a vida privada do profissional, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa.

Atitudes referentes ao excesso de informação de caráter pessoal e informal são extremamente comuns, já que os profissionais não acreditam ou não percebem que estão se colocando numa imagem negativa e isso faz com que as oportunidades desapareçam.

É fato que as empresas buscam por profissionais comprometidos com uma postura adequada, que prezem por um bom marketing pessoal e que demonstrem equilíbrio. Por isso, é fundamental amadurecer o que está postando e a forma como está utilizando as redes sociais, procurando desenvolver um filtro pessoal sobre o que é relevante e o que deve ser evitado.

Outra dica é inserir seus dados profissionais, conquistas, certificados, novo emprego e possíveis metas na sua rede pessoal do Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram entre outros.

Feito isso, os recrutadores que se interessarem pelo seu perfil em sites de empregos, indicação etc. poderão ver que seu perfil pessoal também é profissional e isso poderá te abrir muitas portas.

Há sites de relacionamento específicos para o lado profissional, como é o caso do LinkedIn e outros portais para emprego, como, inclusive, o Portal de Oportunidades DeVry Brasil (clique aqui e conheça mais sobre a ferramenta). Contudo, o mercado observa também outros locais, como Twitter e Facebook, em que poderão avaliar comportamentos e posturas importantes para as empresas, como questões voltadas à ética e aos valores. Dessa forma, é possível analisar se o indivíduo está em consonância com a filosofia e a missão das organizações.

Arianny Ferreira
Designer de Carreira – DeVry | FACI

Relacionadas