Programa do Núcleo de Práticas Jurídicas desenvolve alunos novatos para atuação profissional

Aplicar a teoria da sala de aula é fundamental para a execução de um próximo passo profissional de sucesso e, na busca de empoderar os alunos rumo a essa trajetória, o Núcleo de Práticas Jurídicas do DeVry | Unifavip criou o projeto Voluntariado. Por meio do Programa, alunos a partir do 2º semestre podem atuar no escritório do Núcleo, oferecendo a oportunidade de aprendizado prático já durante o primeiro ano de curso.

A iniciativa de criação do Programa partiu do professor Caio César Soares de Sousa, coordenador do NPJ. Para ele, o Projeto auxilia alunos novatos a terem mais certeza da escolha do curso, além de permitir que esses estudantes já comecem o curso de forma integrada à prática. Desde 2016.2, quando foi lançado o Voluntariado, já são 45 discentes vvivenciando a realidade jurídica por meio de atendimentos à comunidade e de ações sociais.

A participação no Programa acontece por meio de uma seleção realizada a cada semestre, a partir da qual os estudantes selecionados passam a executar as mesmas atividades que os alunos em estágio obrigatório - atendimento à população, elaboração de peças jurídicas, partipação em sessões de mediação e demais serviços, ressaltando que os participantes do NPJ são devidamente acompanhados por professores e atuam, no máximo, dois dias por semana (4h por dia).

Charlison Alves de Souza, aluno do 4º período do curso, reconhece a diferença que o Projeto faz na rotina acadêmica: "com o Voluntariado já no 3º Período, passei a adotar nova postura como estudante e profissional, tendo me habilitado para ter conseguido meu primeiro estágio remunerado". Segundo o coordenador Caio Sousa, para além do aprendizado, o Voluntariado "traz para o aluno sentido, objetivo e foco no desenvolvimento profissional, motivando e capacitando nossos alunos para os desafios das carreiras jurídicas".